Uso das ferramentas de diagnóstico CHKDSK, SFC e DISM no Windows 11
Quando o computador começa a ficar lento, o Windows 11 congela, o sistema trava com um erro de tela azul diferente ou os programas não abrem, geralmente recomendamos 3 ferramentas de diagnóstico integradas CHKDSK, SFC, e DISM. Essas ferramentas verificam a integridade do seu disco rígido e restauram os dados defeituosos, mas cada uma funciona de maneira diferente e tem como alvo diferentes regiões do seu sistema. Vamos dar uma olhada em como CHKDSK, SFC, e DISM as ferramentas funcionam e corrigem problemas no Windows 11 PC.
SFC (verificador de arquivos do sistema) O comando verifica se há arquivos importantes ausentes do sistema operacional Windows e os restaura do cache.
CHKDSK (verificar disco) verifica sua unidade para encontrar setores defeituosos e tenta corrigir erros no sistema de arquivos.
DISM (Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação) presta serviços de manutenção a imagens do Windows e repara a instalação do Windows baixando os arquivos de substituição reais dos servidores online do Windows.
CHKDSK também se refere como check disk ou disk check é uma ferramenta de linha de comando incorporada ao sistema operacional Windows. Como o nome sugere, a ferramenta foi projetada para verificar a integridade do sistema de arquivos da partição do disco, verificar e corrigir erros detectados no sistema de arquivos lógicos nas unidades de disco. E você pode executar o ferramenta de comando CHKDSK para verificar e reparar setores defeituosos (grupos de dados que não podem ser lidos) na unidade de disco. sempre que você notar o congelamento do Windows 11 ou alto uso do disco, você precisa executar o comando chkdsk para verificar o disco para detectar possíveis erros e repará-los.
Para evitar erros futuros e possível perda de dados, vale a pena executar o CHKDSK manualmente pelo menos uma vez por mês como parte da rotina de manutenção do PC.
Repare o erro da unidade de disco usando o comando chkdsk
Pressione a tecla Windows + S e digite cmd, clique com o botão direito do mouse no prompt de comando, selecione executar como administrador,
Agora digite o comando chkdsk e pressione a tecla Enter para verificar se há erros na unidade de disco.
A execução do comando chkdsk apenas verifica a unidade em busca de erros no modo somente leitura, mas não os repara.
Para reparar os erros presentes na unidade, você precisa adicionar parâmetros adicionais e pedir ao comando chkdsk para verificar e reparar os erros da unidade de disco
Você pode verificar todos os parâmetros de suporte usando o comando chkdsk /? (consulte a imagem abaixo)
Para verificar e reparar os erros da unidade de disco, execute o comando chkdsk C: /f /r
Aqui chkdsk comando verifica a unidade em busca de erros, C: é a letra da unidade onde executar a verificação, /f parâmetro corrige erros no driver e /r localiza os setores defeituosos na unidade e recupera informações legíveis.
Quando você executar o comando, ele solicitará a unidade em uso e agendará a verificação da unidade na próxima reinicialização, digite Y e pressione a tecla Enter,
Agora salve e feche todos os programas em execução no computador e reinicie seu PC para verificar e reparar os erros da unidade.
Reparar erros de disco no File Explorer
Pressione a tecla Windows + E para abrir o explorador de arquivos e clique em Este PC,
Em seguida, clique com o botão direito do mouse na unidade que deseja verificar e selecione Propriedades.
Vá para a guia Ferramentas e selecione Verificar na seção Verificação de erros.
Se o Windows determinar que tudo está funcionando bem, ele sugerirá que você não precisa verificar a unidade. Para executar o CHKDSK de qualquer maneira, selecione Verificar unidade.
Isso iniciará a varredura do mergulho em busca de erros e pode levar algum tempo entre alguns minutos a meia hora,
Depois de concluído, o CHKDSK informará que nenhum erro foi encontrado ou, se encontrar algum, sugerirá que você os corrija.
Uso do comando SFC no Windows 11
o SFC também conhecido como o utilitário verificador de arquivos do sistema é uma ferramenta de linha de comando que verifica e repara principalmente arquivos de sistema do Windows. O comando anterior CHKDSK localiza e corrige o erro no sistema de arquivos da unidade de disco, mas o SFC (verificador de arquivos do sistema) digitalize e procure arquivos de sistema do Windows em busca de erros, corrompidos ou modificados e tente repará-los e substituí-los pelos corretos.
Repare arquivos de sistema corrompidos usando o comando sfc
Agora digite sfc /scannow e pressione a tecla enter para executar o comando,
Isso iniciará a verificação de arquivos protegidos do sistema e substituirá os arquivos corrompidos por uma cópia em cache localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache.
O processo de verificação do Sfc pode levar de 5 a 30 minutos, certifique-se de deixar a janela do prompt de comando aberta até que seja concluída.
verifique todos os arquivos protegidos do sistema e substitua os arquivos corrompidos por uma cópia em cache localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache.
Nota- Se você deseja apenas verificar, mas não reparar arquivos de sistema corrompidos, digite: sfc /verifyonly
Depois que o SFC terminar a varredura, você verá uma das três mensagens:
A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade. Isso significa que o que está causando problemas no seu PC não está relacionado a um arquivo do sistema.
A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com sucesso. Isso deve significar que seus problemas foram resolvidos.
A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos, mas não conseguiu corrigir alguns deles. Isso significa que os arquivos do sistema são os culpados, mas o SFC não pode substituí-los. Tente executar a ferramenta novamente no modo de segurança. Se você ainda obtiver o mesmo resultado, não se desespere: é hora de usar o DISM.
Uso do comando DISM no Windows 11
O DISM (Deployment Image Servicing and Management) é outra ferramenta poderosa que executa uma varredura avançada para reparar arquivos do sistema, é muito útil quando o SFC falha em repará-los.
O DISM pode exigir uma conexão ativa com a Internet
Verifique a integridade do sistema operacional usando o comando DISM
Primeiro, você precisa abrir um prompt de comando elevado
Digite o comando Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e pressione a tecla enter,
Isso verificará as imagens do sistema do Windows 11 e tentará corrigir os problemas conectando-se aos servidores Windows e baixando os arquivos necessários para corrigir os problemas em seu sistema operacional.
Isso pode levar de 10 a 15 minutos até algumas horas para terminar, dependendo do nível de corrupção.
Uma vez feito isso, você precisa executar o sfc /scannow comando novamente para reparar arquivos de sistema corrompidos em seu computador.
Erros gerais de reparo do CHKDSK no disco rígido, enquanto o SFC analisa os arquivos do sistema e os substitui pelos corretos e o DISM verifica e corrige os arquivos defeituosos no armazenamento de componentes da imagem do sistema Windows, permitindo que o SFC funcione corretamente.
E se os comandos acima não resolverem o problema?
Se você ainda está tendo problemas, é hora de utilizar o restauração do sistema recurso que reverte arquivos, configurações e programas do sistema para um momento em que estavam funcionando corretamente
Para que serve o comando DISM?
O Deployment Image Servicing and Management (DISM) é uma ferramenta de linha de comando usada para atender imagens do Windows.
Devo executar DISM ou SFC primeiro?
Recomenda-se executar o SFC primeiro. Em seguida, execute “DISM /Online /Cleanup-image /RestoreHealth”.
O que é um erro de disco rígido?
Esta mensagem de erro pode indicar um problema com setores, dados ou discos físicos no disco rígido
O que causa falha no disco rígido?
Há uma série de causas para falhas nos discos rígidos: falta de energia, danos à mídia, corrupção de arquivos do sistema, superaquecimento e danos causados pela água são comuns.