Você tem um vírus?

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas







Ter um vírus é uma das coisas mais assustadoras que podem acontecer ao usar um computador. Os danos potenciais não são apenas assustadores, mas os vírus geralmente exibem mensagens depreciativas impressas na tela. Eles nem sempre são tão óbvios, no entanto, e podem ser executados em seu computador em segundo plano por anos sem que você saiba ou sinta nada.

Acompanhe para saber como detectar um vírus de computador e proteger seu PC no futuro.

O perigoso impacto dos vírus

Os vírus têm causado destruição generalizada em termos de perda de dados e perdas financeiras. Esses programas maliciosos podem arruinar vidas. De fato, o crime cibernético como um todo custou US$ 67 bilhões em danos, tornando-se uma séria ameaça.



As muitas variedades de vírus de computador

Nem todos os vírus são iguais. Existe uma enorme variedade de vírus de computador que vão desde os flagrantes e grosseiros até os complexos e sofisticados. Aqueles que são elegantes em design são ainda mais perigosos – geralmente são executados em segundo plano, trabalhando nas sombras do hardware do seu computador sem serem detectados.

Detectar as feras virais mais sofisticadas às vezes é bastante difícil. Aqui está o que você precisa saber sobre os principais tipos de vírus de computador em distribuição.

1. Perigosamente Simples: Vírus de Inicialização

Os vírus de inicialização são um dos vírus mais frustrantes e potencialmente difíceis de se livrar, porque eles iniciam toda vez que a máquina é inicializada, daí o nome.



2. Mais difícil de detectar: ​​vírus bomba-relógio

As bombas-relógio são mais difíceis de detectar por padrão porque não entram em vigor até uma data e hora predeterminadas. Alguns dos vírus mais famosos foram dessa variedade, incluindo o vírus Michelangelo.

3. Eloquente, mas mortal: vírus Worm

Os vírus worm são talvez os mais notáveis ​​em termos de sofisticação. Esses vírus funcionam se replicando por toda a máquina. A ideia por trás do vírus worm é distribuí-lo o mais amplamente possível pelo sistema.

Como saber se você tem um vírus?

Como você sabe se o seu laptop tem um vírus? A menos que você contrate uma das variedades menos eloquentes, pode ser difícil dizer sem executar diagnósticos proativos em sua máquina para detectá-los.



Se aparecer na tela, você verá algo alarmante como isso.



Como você sabe se o seu laptop tem um vírus? Há uma série de sinais que podem ajudar a dizer se o seu computador pode ter um vírus.

Embora alguns vírus não causem danos imediatamente, eles ainda podem exibir o suficiente para se tornarem conhecidos. Uma das coisas a procurar é um aumento repentino na quantidade de pop-ups que você recebe na tela, ou se você continua sendo enviado para o site errado ao navegar na web. Aqui estão alguns dos outros principais sinais de vírus de computador a serem observados.



Desempenho lento e avisos intermitentes

Outra indicação importante de que seu computador foi infectado por um vírus é o desempenho excepcionalmente lento do PC. Se o seu computador começar a ficar visivelmente mais lento do que o normal, isso pode significar que você tem um vírus.

Outras vezes, o vírus se dá a conhecer e deixa pouco para a imaginação ao piscar na tela exibindo mensagens de alerta. Essas mensagens geralmente dizem que seu computador foi invadido, pedem dinheiro ou ambos.



Seu computador não inicia no modo Windows

Quando seu computador não inicia corretamente e inicia em algo diferente do modo Windows, isso pode significar que você tem um vírus. O problema é causado por um vírus prejudicial ou por problemas com os drivers de dispositivo da sua máquina.

Como se livrar de um vírus?

Livrar-se de um vírus geralmente é muito mais desafiador do que impedir que um seja contraído. Software antivírus combinado com drivers atualizados regularmente são algumas das duas linhas de defesa mais importantes.

Aqui está o que considerar ao se perguntar como eliminar um vírus. Honestamente, depende de quão sofisticado é o vírus. Se o vírus for particularmente complexo, você provavelmente terá que levar seu computador a um especialista para removê-lo.

Se o vírus for relativamente simples, normalmente você pode limpá-lo usando um removedor de vírus gratuito que verifica seu sistema em busca de vírus e os elimina da máquina. Ao verificar se há vírus, você normalmente verá resultados como estes.

Quando o vírus é mais sofisticado, no entanto, fica complicado. Nesses casos, os removedores de vírus gratuitos não funcionam. Tente levar seu PC a um especialista antes de usar a próxima opção.

A opção final disponível para você só é apropriada quando você esgotar as outras opções. A opção de último recurso é chamada de instalação limpa e essencialmente limpa tudo do seu disco rígido. Isso certamente removerá qualquer vírus, mas seus dados também serão perdidos, tornando-se uma abordagem de terra arrasada a ser evitada.

Cenários como esse são o que torna as medidas preventivas tão importantes. Você pode evitar todos esses problemas mantendo seus drivers atualizados e protegendo sua máquina com um software antivírus adequado.

Drivers de dispositivo desatualizados tornam seu PC vulnerável a vírus

Os hackers procuram pontos fracos e avaliam os computadores procurando por quaisquer vulnerabilidades que possam ser aproveitadas para obter acesso. Um desses pontos de acesso vulneráveis ​​são os drivers de dispositivo. No entanto, poucos usuários sabem muito sobre drivers de dispositivo e as funções críticas que eles desempenham em seu computador. Você pode ver a relação entre motoristas e usuários neste exemplo.

Drivers de dispositivo são componentes de software especializados que ajudam o hardware do seu computador a funcionar em conjunto. Drivers desatualizados podem causar todos os tipos de problemas. Alguns deles são efeitos colaterais naturais dos drivers estarem desatualizados, mas nem sempre é esse o caso. Outras vezes pode ser uma indicação de que sua máquina está com vírus ou foi hackeada.

Como você protege seu PC contra vírus direcionados a drivers desatualizados? Mantê-los todos atualizados rotineiramente é a maneira mais eficaz de evitar essas intrusões e atos de maleficência.

Certificar-se de que todos os seus drivers estão constantemente atualizados, no entanto, é mais fácil dizer do que fazer quando você os atualiza manualmente.

As atualizações manuais de driver de dispositivo são tediosas, trabalhosas e muitas vezes frustrantes de executar.

Ninguém quer ficar sentado jantando um minuto e depois ter que correr para casa e explicar que precisa atualizar seus motoristas. É por isso que você deve usar um software especial que mantenha todos os seus drivers atualizados automaticamente o tempo todo.

Isso mesmo, automático. Com o software certo, como o Driver Support, você não precisa se preocupar com nada. O software manterá seus drivers atualizados automaticamente e aliviará o estresse de seus ombros.

O suporte ao driver é a solução principal para atualizações automáticas

Ao procurar uma solução de software para atualizações automáticas de drivers, você deseja fazer a escolha certa. Você não gostaria de instalar algo e contrair um vírus. É por isso que a reputação é tão importante na indústria de software, e o Driver Support é um líder confiável desde 1996.

Dê um passo proativo para proteger seu PC hoje e instale o Driver Support para aproveitar as atualizações automáticas de driver que manterão sua máquina segura para que você nunca precise se perguntar se tem um vírus de computador ou não de um driver de dispositivo.

Quando você

Top